Belo Horizonte

Confira como será a operação de trânsito e transportes para a Virada Cultural de Belo Horizonte 2022

Para a realização da Virada Cultural de Belo Horizonte 2022, algumas vias serão interditadas na Área Central a partir desta sexta-feira (2) até a madrugada de segunda-feira (5). Motoristas devem prestar atenção às faixas com orientações sobre sentidos sem fluxo de veículos e com desvios. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) nas ruas irão monitorar, fiscalizar e orientar o tráfego no Centro. Confira as alterações.

Intervenções no Trânsito

Sexta-feira (2)

A partir das 19h
– Interdição parcial (meia pista) do viaduto Santa Tereza;

A partir das 21h
– Interdição da rua dos Guaicurus, entre as ruas da Bahia e Espírito Santo;
– Interdição de rua da Bahia, entre a avenida do Contorno e rua dos Guaicurus;

Sábado (3)

A partir das 14h
– Interdição total do viaduto Santa Tereza;
- Interdição da avenida dos Andradas, entre a rua dos Carijós (viaduto Santa Teresa) e o viaduto da Floresta, sentido hospitais / rodoviária;
- Interdição da rua Aarão Reis;
– Interdição da rua da Bahia, entre a avenida do Contorno e rua dos Guaicurus;
– Interdição da rua da Bahia, entre as ruas dos Caetés e avenida Afonso Pena;
- Interdição da rua da Caetés, entre a rua da Bahia e avenida dos Andradas;

Domingo (4)

A partir das 0h
- Interdição da avenida dos Andradas, entre os viadutos Santa Teresa e da Floresta, sentido hospitais / rodoviária;
– Interdição da rua da Bahia, entre as ruas dos Caetés e dos Tamoios;
- Interdição da rua da Caetés, entra as ruas Espírito Santo e avenida dos Andradas;

As interdições para a Feira de Artesanato (Av. Afonso Pena entre av. Carandaí e rua da Bahia) estarão ativas durante o domingo da Virada Cultural 2022.

Segunda-feira (5)

As interdições permanecem até o fim dos eventos e a desmontagem da estrutura que está prevista até 4h desta segunda-feira (5).

Os acessos à Área Hospitalar estarão liberados e devem ser preservados para garantir a mobilidade dos veículos de emergência.

Desvios:

Apenas neste sábado (3)

Viaduto Santa Teresa - sentido Centro / Floresta: rua da Bahia [ou] rua dos Tamoios, avenida Assis Chateubriand (pista lateral direita do viaduto Santa Tereza, avenida dos Andradas (à dir), rua Ceará (à dir.), avenida Prof. Alfredo Balena (à dir.), avenida Bernardo Monteiro (à dir. – Pça. Hugo Werneck), avenida Francisco. Sales (à esq.), avenida Assis Chateaubriand (à dir.).

Sábado (3) e domingo (4)

Av. dos Andradas - sentido hospitais / rodoviária: avenida dos Andradas, rua dos Carijós, rua Espírito Santo, avenida do Contorno (à esq.).

Acesso rua dos Guaicurus:  Avenida do Contorno, rua dos Guaicurus, rua da Bahia, avenida Amazonas, rua Espírito Santo, rua dos Guaicurus.

Rua dos Caetés – sentido Centro / Praça da Estação: rua dos Caetés, rua Espírito Santo, avenida do Contorno (à dir.), avenida dos Andradas.

Transporte Coletivo

A BHTrans orienta os participantes usarem o transporte coletivo. Será realizado um monitoramento especial no Centro de Operações da Prefeitura – COP-BH, nas linhas das estações São Gabriel, Vilarinho, Pampulha, Venda Nova, Diamante, Barreiro e nas estações da avenida Santos Dumont.

Pontos desativados – Por causa das interdições, algumas linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central a partir das 14h de sábado (3) até o fim do evento.

Táxi - Serão criados pontos de táxi nas vias liberadas ao trânsito e próximo aos palcos.