Virada 2022 - A Virada

Content Builder

DESDE 2013 OCUPANDO O HIPERCENTRO DA CIDADE COM ARTE E CULTURA

Uma jornada de vinte e quatro horas ininterruptas de programação artística e cultural, contemplando as diversas linguagens: música, teatro, dança, artes visuais, performance, gastronomia, moda, manifestações da cultura popular, intervenções urbanas, literatura e lazer. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte. Um movimento que já faz parte do calendário oficial da cidade, reunindo e apresentando o que há de melhor no cenário artístico e cultural da capital mineira e Região Metropolitana.

A Virada propõe, de forma inteligente e direta, uma discussão sobre temas ligados ao cotidiano da cidade, como o uso do espaço público, mobilidade, diversidade e novas vivências.As apresentações oficiais são gratuitas e realizadas em vários palcos espalhados pelas ruas, praças e parques do hipercentro.

Com a finalidade de ampliar o escopo de atividades oferecidas pelo evento, parcerias têm sido consolidadas com diversas instituições, teatros e equipamentos culturais, possibilitando a expansão das ações por meio da programação associada.

A Virada é, principalmente, a ocupação do espaço urbano pelo público e pelo artista, nas suas mais diversas expressões. São convidados, especialmente, artistas de rua, grupos de teatro e de intervenções urbanas, e criativos em performances dos mais variados tipos.A cada edição, também são abertas inscrições para artistas interessados em compor a programação oficial enviarem propostas, que são selecionadas por meio de comissão paritária com representantes do poder público e da sociedade civil.

Instituída por meio da Lei 10.446/2012, a Virada Cultural de Belo Horizonte, desde a sua primeira edição, em 2013, tem sido viabilizada por meio da conjugação de esforços entre a administração pública e a sociedade civil, com a compreensão de que as parcerias entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil qualificam as políticas públicas. O evento cresce a cada ano, contando com uma participação cada vez maior do público.