Museus Pampulha - Home

Content Builder

O
PROJETO

 

Bem-vindo ao Museus Pampulha! O projeto busca fortalecer as ações artísticas,

culturais e de formação das instituições museológicas que integram o Conjunto

Moderno da Pampulha, sendo elas a Casa do Baile - Centro de Referência em

Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu de Arte da Pampulha e o Museu Casa

Kubitschek.



O Museus Pampulha atua na proposição de ações de formação e difusão dos acervos

desses espaços tão representativos de Belo Horizonte, criando diálogos com o

território da Pampulha e com a cena cultural da cidade e do Brasil.



O Museus Pampulha é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o

Instituto Lumiar.

Bem-vindo ao Museus Pampulha! O projeto busca fortalecer as ações artísticas, culturais e de formação das instituições museológicas que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, sendo elas a Casa do Baile - Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu de Arte da Pampulha e o Museu Casa Kubitschek.  

O Museus Pampulha atua na proposição de ações de formação e difusão dos acervos desses espaços tão representativos de Belo Horizonte, criando diálogos com o território da Pampulha e com a cena cultural da cidade e do Brasil.

O Museus Pampulha é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar. 

PROGRAMAÇÃO

INSTITUIÇÕES
MUSEAIS

mancha1  


A Casa do Baile integra o Conjunto Moderno da Pampulha, idealizado por Juscelino Kubitschek, prefeito de Belo Horizonte, nos anos de 1940. Após usos diversos, o espaço se consolida, a partir de 2002, como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.

 


mancha1  


O Museu de Arte da Pampulha possui um acervo que conta com importantes obras e documentos que permitem revisitar a história da arte moderna e contemporânea brasileira. Inaugurado em 1957, exerce um relevante papel na formação, desenvolvimento e consolidação do ambiente artístico e cultural de Belo Horizonte.

 


mancha1  


O Museu Casa Kubitschek está localizado na casa projetada por Oscar Niemeyer, um marco da arquitetura moderna dos anos de 1940, cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Sua vocação arquitetônica e paisagística dialogam diretamente com as atividades realizadas no espaço.