PBH lança o Programa Belo Horizonte 4 Estações

tags

Quinta-feira, 13 Dezembro, 2018

A plataforma tem como primeira ação o lançamento do novo App da cidade

Foto: Guará Fotografia

Por que não podemos ter a efervescência do carnaval todos os meses do ano? Porque não podemos competir no turismo com as principais capitais do país? Por que não podemos criar algo que organize de forma mais estratégica a oferta turística da cidade? Para responder questões como essas, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apresenta o Programa Belo Horizonte 4 Estações. Lançada oficialmente nesta quarta-feira, 12/12, no aniversário de 121 anos da capital mineira, a plataforma tem como finalidade fomentar a atividade turística e de lazer em Belo Horizonte, além de estruturar o calendário de eventos da cidade.

“O projeto 4 Estações é uma ideia que me foi trazida pela Belotur e, obviamente, boas ideias são bem vindas. Ainda mais em uma cidade que foi tão triste, que foi conduzida, até a minha entrada, para os olhos e não para os corações. Nós queremos uma cidade que funcione. Por isso a Prefeitura incentiva ações importantes como essa, que usam a tecnologia para o divertimento da população”, afirmou o prefeito Alexandre Kalil durante o lançamento.

O programa Belo Horizonte 4 Estações consiste em uma estratégia de promoção e consolidação do posicionamento turístico de Belo Horizonte. Seu principal objetivo é apresentar a capital mineira como uma cidade atraente, promovendo seus atrativos e eventos por meio de uma plataforma segmentada em quatro períodos temáticos. Essas temporadas unem o clima a uma série de atributos percebidos em Belo Horizonte durante o verão, outono, inverno e primavera.

“Belo Horizonte possui uma infinidade de atrativos, festivais, eventos. O que queremos com o 4 Estações é organizar isso tudo em um calendário e promover Belo Horizonte com todos os atributos que a tornam surpreendente. Nossa ideia é lançar um projeto de cidade, uma construção conjunta entre entidades públicas, privadas e comunidade local. Além de potencializar nosso fluxo turístico e ampliar a movimentação econômica do município, queremos também criar um sentimento de pertencimento no morador, aumentando a autoestima desse cidadão”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.

AS ESTAÇÕES
A ideia de organizar o calendário da cidade por meio de estações temáticas surgiu da vontade de apresentar uma oferta turística diversificada e um calendário de eventos bem estruturado para Belo Horizonte. O intuito é diminuir a sazonalidade do fluxo turístico da capital mineira, mostrando que a cidade oferece opções de lazer o ano inteiro.

No verão, apresentamos uma temporada de festa e arte, encabeçada pelo Carnaval. No outono, serão celebrados a gastronomia e o encontro. No inverno, se destaca a tradição e a pluralidade, com eventos como o Arraial de Belo Horizonte e a Parada LGBT. Por fim, na primavera, ganham luz as programações e atrativos que prezam pela inovação e criatividade.

EIXOS ESTRATÉGICOS
Além da estruturação da promoção turística em estações temáticas, o Programa Belo Horizonte 4 Estações tem como base cinco eixos estratégicos para a organização das suas ações: Captação, Promoção, Integração, Capacitação, Fomento.

No eixo de captação serão trabalhados projetos de oportunidade, parcerias e captação de recursos por estação, por meio do Fundo Municipal de Turismo. Já no eixo de promoção, o programa oferece uma atualização constante da oferta turística e sugestão de roteiros, além de projetos de divulgação com embaixadores,o lançamento do aplicativo Belo Horizonte Surpreendente e do novo portal turístico da cidade.

A integração é outro destaque do programa, que vai trabalhar com governança e alinhamento entre a Belotur e os demais órgãos da cidade para a desburocratização de processos. Estão previstas, ainda, ações de capacitação para públicos estratégicos (trade e promotores de eventos) e consultoria para estímulo a novos projetos. As ações de fomento terão como foco quatro editais de subvenção, um para cada estação do ano, edital de parcerias e apoio institucional. Já está aprovado o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por estação para a subvenção de eventos com potencial turístico.

APP BELO HORIZONTE SURPREENDENTE
A primeira ação do Programa Belo Horizonte 4 Estações é o lançamento do novo aplicativo da cidade, o Belo Horizonte Surpreendente. Com ele, os moradores e turistas que visitarem a capital mineira poderão ficar atualizados sobre o que há de mais interessante para se fazer e conhecer no município, desde a programação de eventos, até os principais atrativos turísticos. Para baixar o app, que já está disponível, é só acessar a Google Play, para Android ou a App Store, para IOS e buscar pelo nome “Belo Horizonte Surpreendente”.

EDITAL DE SUBVENÇÃO DE EVENTOS - ESTAÇÃO VERÃO
Para abrir a temporada mais quente da cidade a Belotur disponibilizará, nesta quinta-feira (13/12), o Edital de Subvenção para Eventos - Estação Verão, que tem como principal objetivo apoiar a realização de eventos de potencial turístico para qualificar, ampliar e diversificar a oferta e o calendário da cidade.

A concorrência terá um valor global de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) em recursos. Receberão o auxílio financeiro até 26 eventos, com cotas nos valores de R$100.000,00 (cem mil reais), R$50.000,00 (cinquenta mil reais) e R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Podem participar do edital pessoas jurídicas domiciliadas em Belo Horizonte, com propostas de eventos técnico-científicos, culturais, sociais, religiosos, esportivos e de lazer.