Arraial de Belo Horizonte 2018 invade os Restaurantes Populares

por: Ascom

As ações são parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

Acervo Belotur

A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) é uma das parceiras da Belotur na realização de algumas das ações voltadas para a gastronomia no Arraial de Belo Horizonte 2018. A primeira delas é a apresentação de um cardápio com temática junina nos Restaurantes Populares da cidade.  O menu especial foi servido nos dias 15 e 18 e continua nos dias 21, 28 e 29 de junho e 4, 5, 9 e 11 de julho. Entre as opções serão disponibilizados pratos como caldo de mandioca, canjiquinha com linguiça, canjica e doce de amendoim. Nesta quinta-feira (21 de junho), o Restaurante Popular I - Herbert de Souza receberá uma blitz junina com quadrilha e contará com a presença do vice-prefeito Paulo Lamac e integrantes do secretariado para o almoço, às 12h.

Já na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte, nos dias de evento na Praça da Estação (22, 23, 24 e 30 de junho e 1º de julho), a SUSAN estará presente com a Tenda Saberes Alimentares. Expositores de projetos como Direto da Roça e Territórios Sustentáveis comercializarão, na tenda, quitutes juninos, com base em milho, amendoim, coco e mandioca. O objetivo é resgatar métodos tradicionais de produção e uso de ingredientes, como, por exemplo, a rapadura de cana de açúcar, usada para adoçar mingaus e quitandas.

BANCO DE ALIMENTOS
Outro projeto idealizado pela Susan que estará presente na Vila Gastronômica será o Banco de Alimentos. O espaço estará recebendo alimentos de comercialização inviável, mas em condição de consumo, para distribuí-los à população em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que o público da festa na Praça da Estação pratique a solidariedade e leve alimentos para doação.

Criado em 2003, o Banco de Alimentos do Município de Belo Horizonte tem buscado, desde então, combater o desperdício realizando parcerias com as redes privadas de supermercados, sacolões, com os permissionários do Programa Abastecer, com o Governo Federal, além da comunidade em geral. Neste ano, até maio, já foram arrecadados mais de 74 mil Kg de alimentos, que produziram o número médio de 157 mil refeições.

SERVIÇO
Almoço do vice-prefeito Paulo Lamac e secretariado no Restaurante Popular I - Herbert de Souza / Blitz junina com quadrilhas
Data: 21 de junho, às 12h
Endereço:  Av. do Contorno, 11484 - Barro Preto