Acadêmicos de Venda Nova e Mulatos do Samba são os campeões do Carnaval de BH 2015

Quinta-feira, 19 Fevereiro, 2015 - 23:00

por: Assessoria de Comunicação

Em apuração realizada na noite desta sexta-feira (20/2), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, foram conhecidos os campeões do Carnaval BH 2015:  o Bloco Caricato Mulatos do Samba e a Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova. A apuração contou com a presença de representantes da Belotur e das agremiações que desfilaram nos últimos dias 16 e 17 de fevereiro na Avenida Afonso Pena, no centro da capital, durante a programação oficial do evento.

ESCOLAS DE SAMBA

A Acadêmicos de Venda Nova foi a Escola de Samba campeã do Carnaval de BH 2015. Com o samba-enredo “Tudo que Venda Nova toca Vira Ouro”, de Mandruvá, Dona Elisa e Wallisson Adriano, a escola fez alusão ao Rei Midas, figura mitológica, que transformava aquilo que tocava em ouro, e mostrou a evolução do comércio na história da humanidade. Ao som do refrão “Moça bonita não paga, alô freguês”, a ala dos ritmistas se abriu para delírio da rainha da bateria que ocupou espaço e mostrou toda a intimidade com o samba. Até a China, cujos produtos inundaram todo o mundo, foi representada na avenida.  Como premiação a escola receberá R$ 50 mil.

A escola foi fundada em 2005 na casa da família Gonçalves, no bairro São João Batista. Seus símbolos tradicionais são um pandeiro e a mitológica ave Fênix. Em 2015, a escola conquista seu tetracampeonato (2008/ 2009/ 2014/2015).

O segundo lugar foi para a escola Cidade Jardim. Já a Canto da Alvorada conquistou o terceiro lugar. A premiação para a segunda e terceira colocadas é de R$ 25 mil e R$ 12,5 mil, respectivamente.

BLOCOS CARICATOS

O Mulatos do Samba foi o Bloco Caricato campeão do Carnaval de BH 2015. Com 180 integrantes, o bloco entrou na avenida tendo como enredo a herança musical africana.  O samba-enredo do bloco é de autoria de Roberto Martins de Oliveira, o Betô. Como premiação o bloco receberá R$ 25 mil.

Fundado em 23 de maio de 2008, reúne integrantes dos antigos blocos Mulatos do Carlos Prates (1953) e Demônios do Santo André (2000) e já foi campeão do carnaval em 2009. Em 2015 o bloco conquista o seu bicampeonato no Carnaval de Belo Horizonte (2009/2015).

A segunda colocação ficou com o bloco Academia do Samba Por Acaso e, em terceiro lugar, o bloco Estivadores do Havaí, que receberão como premiação R$ 12,5 mil e R$ 6.250 mil, respectivamente.

O Carnaval de BH 2015 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e conta com o patrocínio da SKOL, TIM e do Governo de Minas, com subsídio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira a classificação: