Zoobotânica

Zoológico de Belo Horizonte

Aquário de Peixes da Bacia do Rio São Francisco
Aquário de Peixes da Bacia do Rio São Francisco
Em 1959, Belo Horizonte inaugurou o seu Zoológico no local onde, na década de 1940, os projetos do complexo arquitetônico da Pampulha previam a construção de um clube de golfe. Tímido no princípio e sustentado por verbas de voluntários, o Zoo cresceu, ganhou fama e o reconhecimento da comunidade. Hoje, vinculado à Fundação Zoo-Botânica (FZB) e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como atração da lagoa, o lugar recebe, em média, um milhão de pessoas por ano.

Com atrações como o Aquário de Peixes da Bacia do Rio São Francisco e um borboletário, o Zoológico integra, hoje, grandesestruturasde exposição, educação e preservação da natureza. Na área de 1,75 milhão de metros quadrados, incluindo 600 mil m²de vegetação de cerrado, o visitante encontra cerca de 1.200 animais de mais de 200 espécies,entre anfíbios, aves, mamíferos e répteis, representantes dos cinco continentes.

O Jardim Botânico gerencia jardins  temáticos e estufas representativos dos biomas mineiros. Bromélias, aráceas, plantas suculentas, medicinais e tóxicas e flores e cores, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, integram a exposição.

Em 2004, a Fundação Zoo-Botânica abre paravisitação pública o Parque Ecológico da Pampulha, uma terceira área destinada, além da contemplação da natureza, à prática de esportes,cultura, pesquisa, ao lazer e àsvisitas orientadas com fins educativos, além da contemplação da natureza.

Parque Ecológico da Pampulha (Foto: André Gregório)
Parque Ecológico da Pampulha (Foto: André Gregório)

EM DESTAQUE

Aquário de Peixes da Bacia do Rio São Francisco– maior aquário temático do Brasil

Trilha do Lobo-Guará– caminhada em uma trilha dentro da vegetação do Cerrado onde as pessoas conhecem o habitat desse animal.

Zooboteca– uma biblioteca interativa dos bichos e das plantas onde crianças e adultos podem conhecer tudo sobre os biomas brasileiros.

Borboletário– estufa com mais de 1.000 borboletas das mais diversas cores e tamanhos voando ao redor de todos

Visitas Orientadas com Grupos Especiais–apresentação de animais e plantas para portadores de necessidades visuais, físicas ou auditivas e idosos.

Oficina de Plantar– público a partir de quatro anos aprende a técnica do plantio.

Visitas Orientadas no Parque Ecológico da Pampulha– grupos agendados e acompanhados por monitores aprendem sobre a história do espaço, tratamento de água e biomas brasileiros. 

veja mais

- Inicialmente, o Zoológico de Belo Horizonte seria instalado no quarteirão onde, hoje, existe a Unidade I do Minas Tênis Clube
 

informações do local
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000
Telefone: 31 3277-8489
Site: //goo.gl/CHEKgT
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. (inclusive feriados) das 8h às 17h (entrada permitida até uma hora antes do fechamento)