Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Foto: Click Estudio/Acervo Belotur

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem abriga um conjunto arquitetônico, em estilo eclético com influência neogótica, que, de tão belo, dá graça ao ambiente paisagístico e arquitetônico de Belo Horizonte. Tem um valor histórico, artístico e cultural que a torna um espaço de visitação importante para a cidade. O conjunto da igreja é composto pela nave, a capela São Pedro Julião Eymard, a casa paroquial e o alojamento da adoração noturna.


Endereço: Rua Sergipe, 175 - Funcionários
Telefone: 31 3222-2361

Site: http://www.igrejaboaviagem.org.br
E-mail: comunicacao@igrejaboaviagem.org.br
Capacidade: 350 pessoas
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 6h às 22h

Informações Adicionais:

Sua história teve início no século XVIII. Em 1709, o português Francisco Homem del Rey conseguiu autorização da Coroa, por meio de Cartas de Sesmarias, e se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico. Para proteger e homenagear a santa, Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la. Erguida na rota dos tropeiros que passavam pela região transportando as riquezas do interior do país, a igrejinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida, também, como a padroeira dos viajantes. 
Com o passar dos anos e a enorme devoção dos fiéis, a capelinha ficou pequena para receber tanta gente e em seu lugar foi erguida uma igreja maior. Entretanto, com a construção da nova capital, houve a necessidade de ser erguer uma nova igreja - a atual Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - a qual foi inaugurada em 1923, data em que a cidade de Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado. 
A  paróquia, tombada pelo governo de Minas Gerais em 2 de junho de 1977, é considerada como o coração de Belo Horizonte. Um lugar especial de fé, devoção e de adoração por ser, também, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, que recebe a visita de romeiros das diversas regiões da cidade, da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de turistas. 
 
Dias e Horários das Missas:
 
2ª, 3ª, 4ª e sábado: 7h - 8h - 18h15
5ª e 6ª: 7h - 8h - 12h15 - 18h15
domingo: 7h - 8h30 - 11h - 18h - 19h30 - 21h
 
Dias e Horários das Confissões: 
 
2ª: 21h
3ª, 4ª e 5ª: 9h às 11h - 14h30 às 17h - 21h
6ª: 9h às 11h - 21h
sábado: 9h às 11h
 

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais

Foto: Click Estudio/Acervo Belotur

Javascript is required to view this map.