Eventos /  Debate la la-ticket green  /  Multi-área

Série Ideias #EmCasaComSesc : 24/11 - 28/11

Descrição

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo projeto #EmCasaComSesc, traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que permeiam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube da rede Sesc, com participação do público, e tradução simultânea para Libras.

Confira a programação completa da semana:

24/11, terça-feira

Racismo Fundiário em Terras Indígenas

A mesa debate o racismo estrutural das sociedades não indígenas que interagem com pré-conceitos e ofensas direcionadas aos povos originários. Para desmistificar o pré-conceito e mitigar o racismo, é preciso ouvir e conhecer mais a cultura e as necessidades dessas populações para a implementação de políticas públicas mais adequadas e direcionadas. Será abordada tambéma importância da demarcação de Terras Indígenas e fala sobre o pouco que foi feito, desde 1973, quando foi publicado o Estatuto do Índio, que obrigava o Estado a demarcar as Terras Indígenas no Brasil.

Com David Popyguá, da Terra Indígena Jaraguá, e Edmilson Gonçalves, gestor ambiental e indigenista. A mediação é de Valéria Freixedas, que compõe a Frente de Apoio aos Povos Indígenas do Brasil (FAPIB), com apresentação de Marina Herrero, assistente técnica da Gerência de Programas Sociais (GEPROS) do Sesc São Paulo.

25/11, quarta-feira

Estratégia Digital e Organizações Culturais

Gilberto Paschoal, gerente do Sesc Digital, e Leno Veras, coordenador de Museologia e diretor substituto do Museu de Astronomia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações debatem a respeito de um dos efeitos evidentes da pandemia de coranavírus: a aceleração da curva de aprendizado digital. Como o setor cultural pode aproveitar as potencialidades do digital, que vão muito além da presença on-line e das redes sociais? A live aborda estratégia digital no âmbito das organizações culturais, a partir de experiências nacionais e internacionais.

A mediação é de Beth Ponte, membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (ABRAOSC) e do Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), com apresentação de Edson Martins Moraes, integrante da equipe do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

26/11 quinta-feira

Turismo, Fotografia e Contemporaneidade

O debate propõe uma reflexão acerca das relações construídas historicamente entre o turismo e a fotografia. O que direciona o olhar do viajante? Por que muitos turistas buscam reproduzir em seus registros as imagens idealizadas e divulgadas pelos agentes promotores de destinos, ainda que elas não correspondam à realidade vivenciada? O que a exposição nas redes sociais desencadeia de novo em relação ao tipo de imagem que se produz em viagens, e qual a influência que as postagens nas mídias digitais têm sobre os destinos turísticos?

Essas e outras questões serão discutidas por Lívia Aquino, pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, professora e artista, e Bianca Freire-Medeiros, professora de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Apresentação e mediação de Carolina Paes de Andrade, assistente técnica de Turismo Social do Sesc São Paulo.

2711, sexta-feira

A Bailarina da Morte: A Gripe Espanhola no Brasil

A mesa aborda o livro homônimo ao debate, no qual as autoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling recriaram o cotidiano da vida e da morte durante o período da gripe espanhola - ou "gripe bailarina", uma das maiores pandemias da história -, a partir de um vasto acervo de fontes e imagens da época. A gripe espanhola, explosão pandêmica de uma mutação particularmente letal do vírus H1N1, chegou ao Brasil no início do século XX, matando dezenas de milhares de pessoas. Altamente contagiosa, paralisou a economia e trouxe à tona a precariedade dos serviços de saúde. A população ficou à mercê do vírus até o súbito declínio da epidemia, no começo de 1919.

A apresentação e a mediação do encontro são de Danilo Cymrot, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

28/11, sábado

Educação Financeira e a Economia Percebida e Vivida pelas Mulheres

A perda e a diminuição da renda causadas pela pandemia atingiram, principalmente, trabalhadores informais, provocando mudanças nos hábitos de consumo e na gestão financeira individual e de pequenos negócios e tornando evidente a necessidade da educação financeira. No encontro, o tema da economia - que espelha a desigualdade de gênero enquanto campo de pesquisa e atuação - será abordado por mulheres engajadas em projetos de educação e de desenvolvimento econômico.

Com Amanda Dias, jornalista de economia e criadora do canal "Grana Preta", e Glaucia Marques, agrônoma e integrante da equipe técnica da Sempreviva Organização Feminista (SOF). A Mediação é de Salette Lemos, jornalista com especialização em economia, com apresentação de Midiã Claudio, assistente técnica da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.

ONLINE

Você também pode se interessar