Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Vitória Minas

Foto: Vale - Trem BH/Vitória

A edificação foi projetada na década de 20 do século XX, para abrigar o armazém da extinta Rede Ferroviária Federal S. A. O segundo bloco, de pavimento único, é mais recuado. Sua cobertura, onde estão localizadas as plataformas de embarque e desembarque, é sustentada por mãos francesas em ferro trabalhado e por condutores de águas pluviais, com detalhes florais em alto relevo. A edificação é toda arrematada por cunhais, cimalha, platibanda, e recortes e detalhes em relevo de massa.
A partir de 1994, a edificação passou a abrigar a Estação de Belo Horizonte da Estrada de Ferro Vitória-Minas, administrada pela Vale S.A. Por seus 905 quilômetros de extensão passam diariamente pelo menos 60 tipos de produtos, entre minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário entre outros, o que representa 40% de toda carga ferroviária do país. A “Vitória a Minas” apresenta alguns dos melhores índices de produtividade, resultado da segurança e eficiência, que a colocam entre as principais ferrovias do Brasil.


Endereço: Rua Aarão Reis, 423 - Centro
Complemento: Praça da Estação

Telefone: 0800 285 7000
0300 3136 580

Site: http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Vitoria-Minas/Paginas/default.aspx

Horário de Funcionamento: 2ª a sáb das 6h às 16h,dom. e feriados das 6h às 12h.

Informações Adicionais:

Todos os dias, dois trens de passageiros circulam pela EFVM. Um sai de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, às 7h, chegando a Belo Horizonte por volta de 20h10. O outro parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30, na capital capixaba. Há também um trem que realiza o percurso entre as cidades de Itabira e Nova Era e faz conexão com os dois trens da linha principal.
 
ATENÇÃO:
Segue orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), para o embarque e desembarque do trem da vale BH/Vitória/BH, já que, recentemente, foram identificadas movimentações no talude Norte da estrutura da mina, a cava e a barragem da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais:
 
Quem parte da estação Belo Horizonte, irá embarcar em ônibus alugados pela Vale e conduzido até a Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais, de onde seguirá a viagem por trem. 
No sentido contrário (Vitória-Belo Horizonte), os passageiros irão desembarcar do trem na Estação Dois Irmãos e seguir por meio rodoviário até a capital mineira.
 
* Segundo a empresa, diante das alterações, é possível que hajam atrasos na viagem. Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Ferrovias, pelo número 0800 285 7000.

Javascript is required to view this map.