Parque Jacques Cousteau

Foto: Parque Jacques Cousteau

Criado em 1971 e implantado 1999, o Parque Municipal Jacques Cousteau ocupa uma área aproximada de 335 mil metros quadrados. Localizado na região Oeste, o espaço funcionou como depósito de lixo da cidade e, posteriormente, como horto para a produção de mudas de árvores e plantas ornamentais a serem utilizadas no paisagismo de Belo Horizonte. Muitas dessas mudas cresceram e floresceram no parque, sendo as primeiras a integrarem a vegetação da mata local.
Sua cobertura vegetal é muito significativa, apresentando um avançado grau de regeneração natural, e contínua, correspondendo a 80% da área total. A vegetação predominante é de porte arbóreo, existindo ainda espécies ornamentais e frutíferas (mangueiras, jabuticabeiras e bananeiras).
O local possui nascentes e cursos d’água perenes. A fauna é composta por anfíbios, répteis, aves, como sabiás, frangos d’água, saracuras, e mamíferos, como cuíca, mico-estrela, esquilo-caxinguelê e gambás.
Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e trilha ecológica, além de espaços para contemplação, áreas de convivência e academia a céu aberto.
 


Endereço: Rua Augusto José dos Santos, 366 - Betânia
Telefone: 31 3277-5972

Site: http://www.pbh.gov.br/parquesezoobotanica

Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 7h às 18h.

Informações Adicionais:

Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, equipamentos de ginástica e trilha ecológica, além de espaços para contemplação e áreas de convivência.
 
Observação: Aniversários podem ser agendados pelo telefone (31) 3277-5972.

Foto: Acervo PBH

Foto: Parque Jacques Cousteau

Javascript is required to view this map.