Galpão Cine Horto

Foto: Glenio Campregher

O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão na cidade de Belo Horizonte. Desde sua fundação, em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro.

Instalado em um antigo cinema da década de 1950, esse centro cultural abriga uma sala de espetáculos multimeios, uma sala de cinema e vídeo e salas de aula. A partir de 2006, passou também a contar com o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT), que reúne um importante acervo bibliográfico e videográfico disponível gratuitamente a seus associados.

O Galpão Cine Horto trabalha com os mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, recebendo uma intensa programação de espetáculos, oficinas e cursos que privilegiam a reflexão sobre o fazer artístico e buscam o aperfeiçoamento de artistas e agentes culturais.

Em todos os projetos que realiza está sempre em evidência o desejo de unir e reunir pessoas em torno do teatro para uma experiência coletiva. A partir do planejamento constante de programas de ação educativa e da oferta diversificada de atividades artísticas de qualidade, o Galpão Cine Horto tem consolidado sua relação com a cidade, os artistas e o público.


Endereço: Rua Pitangui, 3613 - Horto
Telefone: 31 3463-9186
31 3481-5580

Site: http://www.grupogalpao.com.br
E-mail: contato@galpaocinehorto.com.br
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 9h às 22h, sáb. das 10h às 18h

Informações Adicionais:

História

Ao longo de mais de uma década de atuação, aproximadamente 215 mil espectadores em todo estado de Minas Gerais tiveram a oportunidade de conferir mais de 180 edições dos diversos projetos realizados pelo Galpão Cine Horto: Oficinão, Festival de Cenas Curtas, Galpão Convida, Sabadão, Cine Horto Pé na Rua, Cine Horto Na estrada, Circuito da Cena, Cena-Espetáculo, Mostra dos Rascunhos de Cena, Mostra Grupos de BH: Teatro para Ver de Perto, Oficinas de Verão, Oficinas de Teatro, Oficina de Dramaturgia, Oficina de Direção, Oficina de Gestão e Produção Cultural, Cena 3×4, Conexão Galpão (Cinema e Teatro), Semana da Criança no Teatro, Revista Subtexto, Cadernos de Dramaturgia, Redemoinho, Teatro e Cidadania, Dia do Teatro, Portal Primeiro Sinal, Grupo Galpão: Memória Feita à Mão, Núcleos de Pesquisa, além dos Cursos Livres de Teatro, que possuem turmas regulares durante todo ano. Mais de cinco mil artistas, técnicos e produtores, do Brasil e do exterior, participaram da realização desses projetos, o que faz do Galpão Cine Horto um dos principais centros de efervescência cultural de Minas Gerais.

O Galpão Cine Horto também representa um importante espaço cultural da cidade de Belo Horizonte. O teatro Wanda Fernandes e a Sala de Cinema já receberam mais de 700 apresentações e o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT), inaugurado em 2006, é hoje uma referência em pesquisa artística, com cerca de 6.000 títulos em livros, CDs e DVDs, acessíveis de forma inteiramente gratuita.

 

Espaços
Teatro Wanda Fernandes
Capacidade: 200 pessoas
Sala de Cinema
Capacidade: 80 pessoas
Sala de Ensaio 1
Altura: 4m
Largura: 6,7m
Comprimento: 9m
Sala de Ensaio 2
Altura: 4m
Largura: 6,7m
Comprimento: 6,7m (média)
 
 

Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - 2ª a 6ª das 14h às 19h

Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações

Aos sabados o espaço estende seu Horario até as 22h de acordo com programaçao. Domingo abre apartir das 15h de acordo com a programação

Foto: Glenio Campregher

Javascript is required to view this map.