Inhotim

Foto: Marcelo Rosa

Centro de arte contemporânea. Inhotim é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, Inhotim ocupa uma área de 97 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies. 


Endereço: Rua B, 20 - Brumadinho
Complemento: Brumadinho

Telefone: 31 3571-9700

Site: http://www.inhotim.org.br
E-mail: info@inhotim.org.br
Horário de Funcionamento: 3ª a 6ª das 9h30 às 16h30, sáb., dom. e feriados das 9h30 às 17h30

Informações Adicionais:

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.
A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.
O acervo artístico do Inhotim compreende cerca de 500 obras de mais de 100 artistas de 30 diferentes nacionalidades. Com foco na arte contemporânea produzida a partir dos anos 1960 até os nossos dias, o acervo abrange escultura, instalação, pintura, desenho, fotografia, filme e vídeo.
Por razões históricas, o acervo botânico do Inhotim é hoje melhor representado por grupos com valor paisagístico, mas apresenta uma boa representatividade filogenética. Ao todo, são mais de 4.700 acessos, representando 181 famílias botânicas, 953 gêneros e aproximadamente 4300 espécies de plantas vasculares. Tamanha diversidade faz do Inhotim um espaço único, tornando-o um excelente ambiente para a difusão de valores ambientais.
 
 
 
 
De terça a sexta-feira, o ônibus com destino ao Inhotim sai da Rodoviária de Belo Horizonte (Viação Saritur - plataforma F2) às 8h15 e retorna às 16h30. Nos finais de semana e feriados, o horário de retorno para a capital é às 17h30. 
 
Atencão: Nas quartas-feiras a entrada é gratuita, exceto em feriados nacionais. Nos demais dias é cobrada taxa de entrada. 
 
 
Acessibilidade :
Acesso limitado até a recepção (caminho de pedras).
Cadeira de rodas e carrinho motorizado como cortesia.
Sanitário.

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais
Alimentação
Estacionamento

Foto: Rossan Magri

Foto: Rossan Magri

Foto: Rossan Magri

Javascript is required to view this map.