Centro de Proteção e Educação Ambiental da Mata do Jambreiro (CPEA)

Foto: Daniela O/Tripadvisor

O Centro de Proteção e Educação Ambiental da Mata do Jambreiro (CPEA) oferece atividades de educação ambiental, além de proporcionar uma alternativa de lazer e contato com a exuberante natureza da Mata do Jambreiro, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), umas das mais importantes áreas verdes preservadas do entorno da capital mineira.
Os visitantes podem fazer trilhas ecológicas para apreciar animais e plantas comuns nas áreas de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, como murici, caxeta, pau-jacaré, braúna-preta, copaíba, bicuíba e samambaiuçu. A comunidade também pode usar o espaço para a elaboração de pesquisas escolares e acadêmicas, já que o CPEA conta com uma minibiblioteca e com a Sala Verde, onde é possível observar e se aprofundar no conhecimento de insetos e sementes da biodiversidade local. Existe ainda a opção de se fazer um passeio pelo Jardim Sensorial, que abriga plantas medicinais e ornamentais, e pelo orquidário, entre outros espaços.


Endereço: Avenida Presidente Keneddy, s/nº - Nova Lima
Telefone: 31 99663-5264

Site: http://goo.gl/cv8ADK

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 8h às 16h

Informações Adicionais:

Criada em 1998, a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Mata do Jambreiro é uma das dez primeiras Unidades de Conservação de Minas Gerais. Localizada na costa sul da Serra do Curral, município de Nova Lima, a 23 km de Belo Horizonte, tem área equivalente a mil campos de futebol, com 912 hectares preservados.
Situada entre dois importantes biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado, é considerada um hotspot, isto é, área prioritária para a conservação mundial, com elevada diversidade de espécies, algumas endêmicas e com alto grau de risco de extinção.
Além de abrigar importantes exemplares da fauna e da flora nacional, a Mata do Jambreiro contribui para o equilíbrio climático, a preservação dos cursos d'água e a formação de corredores ecológicos que permitem a continuidade da biodiversidade existente. Por essas características, a área é certificada pela Unesco como de extremo valor conservacionista.
 
As visistas em grupo ou individuais  acontecem de 2ª a 6ª e precisam ser agendadas pelo telefone 31 99663-5264 ou e-mail visitas.cpea@vale.com

Javascript is required to view this map.