Museu de Artes e Ofícios

Foto: Click Estudio - Acervo Belotur

Uma fascinante viagem no tempo. O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo.

A coleção que deu origem ao museu, com peças originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de 50 anos. A observação do acervo revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade.

O local escolhido para a implantação do museu foram os edifícios tombados da antiga Estação Ferroviária, no centro de Belo Horizonte. Foi inaugurado em 14 de dezembro de 2005, ocupando um espaço de mais de 15.000 m² – sendo mais de 9.200 m² de área construída – com a abertura ao público em 10 de janeiro de 2006. Sua implantação fortaleceu o processo de requalificação do Hipercentro de Belo Horizonte, em consonância com as realizações da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, tornando-se um ganho artístico-cultural para Minas Gerais e para o País. Um túnel que liga as duas partes do museu tem em suas paredes os nomes de todos os trabalhadores da reforma para a implantação do museu.

Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 - Centro
Complemento: Praça da Estação

Site: http://www.maosesifiemg.com.br
E-mail: sesimao@fiemg.com.br
Horário de Funcionamento: 3ª 09h às 21h, 4ª a dom. e feriados das 9h às 17h00

Informações Adicionais:

Planeje sua visita:
No caso de grupos, é possível fazer o agendamento para visitas mediadas através do telefone: (31) 3248-8621 ou pelo site www.maosesifiemg.com.br

Acessibilidade:
O projeto original traz todos os recursos que permitem a acessibilidade, dispondo de acesso para cadeirantes e idosos – rampas, elevadores e plataformas elevatórias – e instalações adaptadas -banheiros e bebedouros. Além disso, disponibiliza maquete do Museu e peças do acervo para toque, possuindo ainda mediação especializada para pessoas cegas e surdas.
Peças táteis.
Mediação para pessoas cegas e surdas (contactar previamente).

Entrada: Gratuita.

Acessibilidade visual

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais

Foto: Click Estudio - Acervo Belotur