Espaço do Conhecimento UFMG

Foto: Celton Oliveira

O prédio de 1897 foi projetado por José de Magalhães e decorado por Francisco Steckel, para abrigar a Secretaria do Interior. O edifício funcionou também como secretaria de Estado da Educação e Centro de Referência do Professor.
Com a implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, passou a abrigar o Espaço do Conhecimento UFMG, que é um museu dinâmico, que faz uso de recursos tecnológicos e audiovisuais.  Possui um Terraço Astronômico onde os visitantes podem observar o céu com o auxílio de equipamentos e a orientação de especialistas em astronomia. Localizado no quinto andar, o terraço divide espaço com um Planetário.  Diariamente, são realizadas sessões com produções audiovisuais e, semanalmente, projeções astronômicas comentadas.
O museu da UFMG abriga também exposições temáticas e exposições temporárias, e, ainda, debates, cursos e oficinas.


Endereço: Praça da Liberdade, s/n° - Funcionários
Telefone: 31 3409-8350

Site: http://www.espacodoconhecimento.org.br/
E-mail: faleconosco@espacodoconhecimento.org.br
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 10h às 17h, sáb. das 10h às 21h

Informações Adicionais:

 
De 12 a 22 de Dezembro, o Espaço do Conhecimento funcionará em horário diferenciado, de 3ª a dom. das 14h às 21h. 
 
Planetário - É cobrada taxa de entrada.
Sessões: terça a domingo: 13h, 14h*, 15h* e 16h | Sábado: 13h, 14h*, 15h*, 16h, 18h, 19h, 20h
*As sessões de 14h e 15h, de terça a sexta, são reservadas aos grupos agendados.
 
Livraria:
No 1º andar do prédio, está localizada uma filial da Livraria UFMG, que comercializa livros da Editora UFMG com desconto fixo de 20% e livros de outras editoras universitárias. Ela funciona das 10h às 17h, de segunda a sábado, e conta com dois profissionais para o atendimento ao público. No sábado, o horário de funcionamento é estendido até 21h. 
 
 
 
Terraço astronômico:
O terraço astronômico fica no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG. O terraço possui um telescópio e teto retrátil, que permite a observação do céu noturno. Todas as visitas são guiadas e orientadas pela equipe de astronomia do Espaço. O acesso é totalmente gratuito, basta apenas retirar senha na recepção do museu. São 120 senhas disponíveis por dia, distribuídas a partir das 17h30. Como a observação do céu só é possível em épocas de pouca nebulosidade, o terraço é aberto apenas no período seco do ano, de março a outubro. Caso as condições meteorológicas no dia impeçam as observações, o terraço poderá ter as atividades suspensas. 
 
 
 
 
 
Circuito Liberdade:
http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/
 
 
 
Acessibilidade:
Elevador e sanitário.
Cadeira de rodas disponível para empréstimo.
 
 
 
Sábado com libras: 
O projeto teve início em abril de 2015 com o nome Quinta com Libras, a fim de ser uma oportunidade para pessoas que estudam ou são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) usarem o Espaço do Conhecimento UFMG como local de encontros e de trocas. Nas primeiras sessões, aconteceram visitas mediadas à exposição de longa duração Demasiado Humano e na atividade Jogos do Conhecimento. Desde novembro de 2015, o museu realiza oficinas mensais em Libras, com os temas teatro, astronomia, desenho e música.  Acompanhar a programação no site do local. 

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais
Alimentação

Foto: Daniel Mansur

Foto: Click Estúdio/Acervo Belotur

Foto: Click Estudio/Acervo Belotur

Javascript is required to view this map.