Centro de Referência da Moda (CRModa)

Foto: Nathalia Turcheti

O Centro de Referência da Moda - CRModa - ocupa uma das mais belas edificações da cidade. O prédio neogótico, em estilo manuelino, foi construído em 1914 e, em seus mais de cem anos de existência, sediou importantes instituições histórico-culturais de Belo Horizonte, como o Conselho Deliberativo da Capital, a Biblioteca Municipal, a primeira rádio da cidade (PRC-7, Rádio Mineira), as aulas inaugurais da Escola de Arquitetura da UFMG, a Câmara Municipal, o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães e o Museu da Força Expedicionária Brasileira.

O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA- MG) e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.

Confirmando sua vocação como Capital da Moda, em 2012 Belo Horizonte ganhou seu primeiro Centro de Referência da Moda, cujo objetivo é mobilizar o mundo da moda, promovendo debates, estudos, desfiles, exposições, seminários e cursos. O espaço centraliza várias ações de apoio a estudantes universitários de moda, professores, estilistas, profissionais do comércio, indústria e comunidade em geral. A ideia do espaço é ser um marco do setor na capital mineira, com o objetivo de registrar os acervos da cidade, e resgatar a memória material e imaterial ligada ao Design de Moda.

Endereço: Rua Bahia, 1149 - Centro

Site: http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/

E-mail: ccbh.crmoda.fmc@pbh.gov.br

Capacidade: 200 pessoas

Horário de Funcionamento: 2ª das 10h às 19h, 3ª a 6ª das 10h às 21h

Informações Adicionais:

Dotado de duas salas para exposição, salão de música, acesso gratuito à Internet e biblioteca, e amplo e diversificado acervo especial sobre moda, com luxuosos vestidos de gala, fraques e finas lingeries, até extravagantes chapéus, trousses, luvas e outros acessórios, itens vindos da Coleção Vestuário do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). O Centro de Referência da Moda tem como um dos seus objetivos mobilizar o mundo da moda em BH.
Dispõe de uma biblioteca com aproximadamente 3.700 volumes, espaço para leitura onde os usuários podem consultar a hemeroteca e o acervo da biblioteca, Sala Multimeios, Sala de Exposição e um auditório com capacidade para 47 pessoas. Disponibiliza terminais de computador com acesso gratuito à internet e, por meio do Programa BH Digital, desenvolvido pela Prodabel, também dá acesso à internet sem fio (wireless).

Facebook: https://www.facebook.com/CRModaBH

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais
WI-FI

Foto: Carlos Junior