Capela de Santana

Foto: Studio Cerr

Localizada no pátio posterior da Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana foi construída no final dos anos 1950, por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha. A dedicação a Santana, como sua padroeira, se deve ao fato de que, nos remotos dias do Curral Del Rei, existira nas proximidades da atual Praça da Liberdade uma capela com a mesma invocação, cuja imagem, considerada milagrosa, foi conservada e passou a ser venerada em igreja construída no bairro da Serra, em 1931. A nova capela foi projetada pelo arquiteto Gilson de Paula e sua execução esteve a cargo dos engenheiros Afonso Ferreira de Castro e Arduino Comini Filho.
A Capela de Santana é aberta ao público com missas semanais, em um dos tesouros da arquitetura modernista de Belo Horizonte, no coração da cidade. O público pode ainda desfrutar dos jardins, constituídos por uma ampla área verde, com mais de 70 árvores centenárias que são preservadas pela Casa Fiat de Cultura. 


Endereço: Praça da Liberdade, 10 - Funcionários
Telefone: 31 3289-8900

Site: http://www.casafiatdecultura.com.br
E-mail: casafiat@casafiat.com.br
Capacidade: 80 pessoas
Horário de Funcionamento: sáb. às 11h (com exceção do Sábado de Carnaval)

Informações Adicionais:

As missas são celebradas pelo Monsenhor Lázaro de Assis Pinto, sempre aos sábados, às 11 horas. Recomenda-se chegar com 30 min de antecedência, pois a Capela comporta apenas 80 pessoas.

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais


Alguns eventos deste espaço:

29.04.2018

Música na Capela | Quarteto Musik

A Casa Fiat de Cultura apresenta ao público uma das peças mais representativas do barroco italiano interpretada pelo Quarteto Musik e convidados: “Stabat Mater”, de Giovanni Battista Pergolesi. A obra foi...

Javascript is required to view this map.