Edifício Niemeyer

Foto: Robert Serbinenko / Acervo Belotur

O edifício Niemeyer, de utilização residencial, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 e concluído em 1960, no local onde existia antes o Palacete Dolabela. 
 
Um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil, o edifício é absolutamente inovador não apenas por suas formas curvas, que criam espaços internos de grande riqueza nos apartamentos que abriga, como também pela surpreendente fachada em brises horizontais que reforça o movimento de curvas e o ritmo vertical. Além disso, as vedações opacas recebem revestimento de peças artísticas, marcando a integração com as artes plásticas almejada pelo arquiteto.
 
As linhas curvas presentes no edifício são bem ao gosto do autor do projeto, que já as havia utilizado no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, notadamente na marquise da Casa do Baile. Com seus doze pavimentos, ocupa inteiramente um pequeno quarteirão triangular como uma planta em forma de trevo. O edifício se apresenta externamente como uma pilha de placas horizontais superpostas e distanciadas por pequenos intervalos vazados.


Endereço: Praça da Liberdade, 1 - Savassi

Informações Adicionais:

Não é aberto à visitação.

Foto: Henry Yu

Javascript is required to view this map.