Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

Foto: Anna Ftg

O prédio de seis andares tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais foi inaugurado em 1930 para sediar a antiga Secretaria de Estado de Segurança e Assistência Pública. Seu projeto arquitetônico foi concebido por Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura de Minas Gerais. Em estilo eclético, com influências neoclássicas e art déco, o hall de entrada do edifício é ornamentado pela majestosa escadaria feita em granito, com seu corpo em metal. Em destaque, estão os vitrais logo acima da escada. Do pátio, podem ser vistas todas as janelas internas do prédio e pode-se avistar o vitral, pelas costas.
 
O edifício foi cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais ao Banco do Brasil e após uma ampla restauração passou a abrigar a quarta unidade do CCBB no país.  O CCBB BH possui atualmente 1.200 m² de área para exposição; duas salas de exposição permanente; teatro com capacidade para 264 lugares; sala multiuso para atividades audiovisuais, debates, conferências, oficinas, palestras, atividades interativas e educacionais, além de ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja para comercialização de produtos culturais. Ao todo são 8.000 m² abertos ao público e mais 4.000 m² que ainda serão abertos em uma próxima fase, totalizando 12.000 m² de área construída, o que coloca o CCBB entre os maiores espaços culturais do Brasil.
 
Com instalações confortáveis, programação regular, diversificada e de qualidade, O CCBB Belo Horizonte recebe eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, ideias, música e educação.
 
O Centro Cultural Banco do Brasil integra o Circuito Liberdade.


Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários
Telefone: 31 3431-9400

Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/belo-horizonte/
E-mail: ccbbbh@bb.com.br
Horário de Funcionamento: 4ª a 2ª das 9h às 21h

Informações Adicionais:

Atenção: O CCBB oferece uma visita teatralizada para contar a história do espaço. A atividade é aberta ao público e ocorre de quarta a domingo às 18h.
 
 
Circuito Liberdade: 
http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/
 
 
Acessibilidade: O Centro Cultural do Branco do Brasil encontra-se totalmente adequado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950), além de contar com educadores capacitados para atender o público em sua diversidade. Possui:
 
Rampa de acesso ao prédio para pessoas com deficiência física.
Indicação sonora e em braile nos elevadores.
Banheiro acessível em todos os andares.
Guichê de caixa eletrônico acessível a pessoas em cadeiras de rodas.
Disponibilidade de elevadores adaptados ligando os pavimentos.
Sinalização tátil em corrimão e totens.
Duas vagas de estacionamento público destinadas a pessoas com deficiência na Avenida Brasil e na Rua Gonçalves Dias.
Escadas com corrimão e indicações em braile.
Teatros com box para cadeirantes.

Acessibilidade visual

Serviços:

Adaptado para portadores de necessidades especiais
Alimentação

Foto: Anna Ftg

Foto: Anna Ftg

Foto: Anna Ftg

Javascript is required to view this map.