Comida Di Buteco

Prato Jeitinho Mineiro (Foto: Divulgação)

Prato Jeitinho Mineiro (Foto: Divulgação)

O festival gastronômico Comida di Buteco é um dos maiores do Brasil. Foi criado em 1999 pelo gastrônomo Eduardo Maya e teve seu lançamento no ano de 2000 na cidade de Belo Horizonte.

Todos os anos entre de abril e maio é realizada a competição anual de bares em busca dos melhores petiscos  da cidade.  Os vencedores são decididos não só pelos jurados, mas também por votação popular.

Nacionalmente conhecida como a "capital dos bares", Belo Horizonte conta com cerca de 18,6 mil estabelecimentos - mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil. A culinária mineira é uma atração a parte e é sempre bem vinda acompanhada seja da cerveja, do chope, do vinho ou da famosa cachaça mineira. 

Além de Belo Horizonte, o Comida di Buteco também acontece em Belém-PA, Campinas-SP, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Ipatinga-MG, Juiz de Fora-MG, Manaus-AM, Montes Claros-MG, Poços de Caldas-MG, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São José do Rio Preto-SP, São Paulo-SP e Uberlândia-MG. 

Como funciona?

A dinâmica do Comida di Buteco estabelece que cada um dos bares participantes crie um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e um corpo de jurados visitam os botecos e votam no próprio local. São avaliados com notas de zero a 10 a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final. 

Ao final do festival, é realizada a festa de encerramento, conhecida também como Saideira, onde há shows e a apresentação dos vencedores. 

Veja mais informações e os estabelecimentos e pratos participantes no site: www.comidadibuteco.com.br