Cortejo de Omolú

Data: de 13.08.2017 - 12:00 até 13.08.2017 - 19:30

Local: Praça do México - Concórdia

O Cortejo, com saída do Tabuleiro do Terreiro da Mãe Belinha às 16h, que acontece desde 2014 pelas ruas do Bairro Concórdia, tem o objetivo de reunir a população negra da cidade em uma celebração cultural, litúrgica e histórica carregada de ancestralidade e valorização de um povo.
Omolú, Orixá de origem yorubá , ligado à cura e à saúde, é venerado nas comunidades tradicionais de matrizes africanas no Brasil. Tem sincretismo com São Lázaro e São Roque. Por isso é festejado no mês de agosto nas comunidades tradicionais.
O Afoxé Bandarerê convida sacerdotes de várias matrizes africanas para a celebração litúrgica do Sabajé, que acontece durante o Cortejo. Além dos Sacerdotes participam também, Guardas de Congado, grupos de capoeiras, blocos afros, além de artistas independentes, intelectuais negros e outros representantes da Cultura Negra local.

Promoção: Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (CPIR), Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR) e Grupo de Afoxé Bandarerê

Realização: Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (CPIR), Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR) e Grupo de Afoxé Bandarerê

Eventos Relacionados

24.08.2017

​Festival de Cinema da Nova Zelândia

Inédita no país, mostra traz panorama da produção audiovisual neozelandesa, com filmes de ficção e documentários. Atividades do Festival incluem, ainda, palestra do cineasta David Schurmann...

25.08.2017

XXII Congresso Brasileiro Pietro Ubaldi

Tema - Deus e Universo: Solução Última do Problema do Ser.

25.08.2017

Orquestra Uirapuru

Do chorinho ao rock, de Mozart a Freddie Mercury o repertório da Orquestra Uirapuru promete envolver e encantar o público.