Sobre a Belotur - Edital de Patrocínio

Content Builder

Com a missão de promover a capital mineira como polo de atração turística, com visibilidade nacional e internacional, a Belotur - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte tem como uma de suas principais ações o incentivo à realização de eventos na cidade. Para ajudar a impulsionar o setor e promover a diversificação da oferta de programação, a Belotur lança um novo edital de patrocínio, o Belo Horizonte - Cidade dos Eventos.

O objetivo é selecionar projetos que promovam e valorizem os espaços urbanos, as experiências dos moradores e turistas, a cultura, a gastronomia, os atrativos e serviços locais, indo ao encontro da política da Belotur de incentivo a eventos de potencial turístico.  

São bem-vindas iniciativas que fortaleçam e contribuam com a vocação de Belo Horizonte para sediar eventos, como grandes festivais, shows, seminários, congressos, feiras de negócios e de gastronomia e outros tipos de projetos que tenham potencial turístico, sendo esse um dos pré-requisitos para a participação. Poderão se inscrever no edital, pessoas jurídicas estabelecidas em todo o território nacional, que queiram realizar eventos presenciais na capital mineira.  

 

O Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos visa fomentar a atividade turística e de lazer da capital, promovendo a cidade como um destino turístico relevante, sustentável e seguro.

Os projetos inscritos deverão seguir as diretrizes do Edital, principalmente quanto à  realização de eventos de forma exclusivamente presencial na cidade de Belo Horizonte, no período de 22/06/2024 a 31/12/2024. Não serão considerados como eventos, transmissões em plataformas on-line, integralmente, ou mesmo como parte da programação. 

O valor máximo de patrocínio concedido pela BELOTUR, neste edital, será de R$200.000,00 (duzentos mil reais) por projeto, não podendo exceder o valor máximo estipulado.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 22/04/2024 e poderão participar pessoas jurídicas estabelecidas em todo o território nacional. 

Leia o edital aqui

Janela de Inscrição:  período no qual os proponentes poderão submeter os projetos

Janela de Seleção: período que contempla todos os procedimentos para a avaliação e seleção dos projetos

Período de Execução dos Eventos: período no qual o evento deverá ser integralmente executado, independentemente do número de datas ou etapas previstas.

Valor de Patrocínio Concedido: valor de patrocínio definido pela Belotur destinado ao projeto contemplado. 

Acesse o glossário completo, com os conceitos e definições do edital, no Termo de Referência.

 

Podem participar:

Poderão apresentar projetos, pessoas jurídicas estabelecidas no território nacional, com iniciativas que contemplem os objetivos e diretrizes do edital e que cumpram  os pré-requisitos, entre eles:

  • Configurar evento presencial e com público; 
  • Ser realizado integralmente em Belo Horizonte;
  • Ser realizado dentro do período de execução estabelecido e previamente divulgado;
  • Observar o valor máximo concedido a título de patrocínio, de até R$ 200 mil;
  • Possuir potencial e relevância turística, entre outros;

 

Não podem participar:

Não serão aceitos projetos que não sejam eventos ou que sejam voltados, exclusivamente, para arrecadação de bens, serviços ou fundos para doação a terceiros. 

  • Não são contempladas pelo edital ações como lançamento ou edição de livros, revistas, periódicos e afins; 
  • Produção de obras musicais, gravação de CD, DVD ou qualquer formato de mídia, cinematográficas e televisivas, entre outros.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas via internet, por meio do Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte no seguinte endereço:

https://servicos.pbh.gov.br/servicos/i/649c351507a0fe5009b93af9/5dc8470253fd6b5bbd99185f/servicos+edital-de-patrocinio-cidade-dos-eventos-empresa-municipal-de-turismo-de-belo-horizonte-belotur

 

Os esclarecimentos sobre o edital serão feitos apenas por e-mail, por escrito,  no prazo de até cinco dias úteis antes do final de inscrição. Envie suas dúvidas para editaleventos.belotur@pbh.gov.br