Belo Horizonte de braços abertos para a Copa do Mundo

A casa já está quase pronta para receber turistas do mundo inteiro nos seis jogos que serão realizados na capital mineira

Foto: Adão de Souza / Divulgação Flickr PBH
Foto: Adão de Souza / Divulgação Flickr PBH
Quando estamos para receber uma visita importante em casa, logo começamos a arrumar tudo: colocar as coisas no lugar, fazer uma reforma em alguns cômodos, deixar tudo arrumadinho para oferecer o melhor que temos para aquele amigo que vem de longe. Assim também fazemos com a nossa cidade. E, como ótimos anfitriões que somos, já estamos preparando tudo para o maior evento de futebol do mundo: a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Mais de 500 mil turistas de todo o planeta virão para o Brasil prestigiar o evento. E, para receber bem essas pessoas, mostrando o acolhimento do povo belo-horizontino, a cidade já está arrumando as ruas, as avenidas e os estádios. “Como sede de alguns jogos, na Copa do Mundo, teremos a oportunidade de mostrar o que temos de melhor na cidade”, acredita o técnico de enfermagem Marcos Vinícius Gomes.

Ainda falta muito para o evento, mas nas ruas o clima já é positivo. O fiscal Douglas Jackson, de 24 anos, acredita que sediar a Copa do Mundo será ótimo para o turismo de BH. “Querendo ou não, o Brasil é mais conhecido por causa do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mas Belo Horizonte é uma boa cidade para se visitar. Temos ótimos locais, como a Praça do Papa, o Parque Mangabeiras, o Mercado Central e tantos outros. Os turistas terão muitas opções de lazer, além dos jogos”.

Com tantos pontos positivos, Belo Horizonte foi escolhida para sediar seis partidas da Copa. Duas delas podem ser da Seleção Brasileira: uma na primeira fase e o outra na semi-final, caso o Brasil passe em primeiro lugar no grupo na primeira etapa da competição. “Vai ser legal demais! Vamos poder ver os jogos do Brasil no Mineirão. A gente sempre vê as partidas de longe e, dessa vez, vamos poder ir ao estádio”, comemora a monitora Nayara Rangel Diniz.

O pintor Manoel dos Anjos Monteiro dos Santos concorda. “Gente do mundo inteiro, que nunca veio à capital mineira, estará aqui para a Copa do Mundo. E, pra mim, que sou esportista, será a coisa mais linda que verei na vida”, admite.

Para o taxista Sidney Alberto Sampaio, ser sede da Copa do Mundo será bom para todos os belo-horizontinos. “O evento vai movimentar a economia, os hotéis, os restaurantes. Mais gente na cidade e mais movimento para o comércio”, especula.

Em 2014, com a “casa” pronta, os belo-horizontinos vão mostrar ao mundo inteiro a hospitalidade do povo mineiro.  Agora, resta esperar este tempinho que ainda falta e torcer para que nossa seleção venha jogar aqui, bem pertinho da calorosa torcida da capital mineira. 

  • Belo Horizonte
  • Apoio: Belotur
  • Prefeitura de Belo Horizonte