Programa Escolas de Samba

ESCOLAS DE SAMBA GRUPO B

ESCOLA ESTRELAS DO VALE

Representando a região do Barreiro, berço de sua criação, a Escola Estrelas do Vale foi fundada em 14 de março de 2009. Composta por 270 componentes estreou no carnaval de Belo Horizonte em 2010. É representada pelas cores azul e amarelo.

A Escola desfila, em 2012, com o samba enredo“Musica das Gerais”.

 

ESCOLAS DE SAMBA GRUPO A

-ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

Durante um encontro na casa da família Gonçalves, no bairro São João Batista, foi fundada a Acadêmicos de Venda Nova, em 2005, ano em que fez a sua estréia no Carnaval. A Escola desfila com 450 componentes representando a criatividade da região de Venda Nova. Suas cores são o azul e rosa, em homenagem à sua madrinha Unidos da Vila. Seus símbolos são um pandeiro e o pássaro mitológico Fênix.

A escola foi campeã em 2008 com o enredo “Velhas, o rio que corre em mim”. Em 2009 foi bicampeã com o enredo “SOS planeta terra - o futuro chegou, e agora?”.

Às vésperas das comemorações dos 70 anos do grande artista Milton Nascimento, em 2012, a Acadêmicos de Venda Nova canta a trajetória de vida deste ícone da música brasileira com o enredo “Travessia em Miltons”.

-ESCOLA DE SAMBA CHAME – CHAME

Em janeiro de 2007, moradores do bairro Salgado Filho e região se reuniram para promover um carnaval de rua. A intensa participação dos moradores na festa daquele ano estimulou a criação da Chame - Chame que já em 2008 desfilou pela primeira vez na avenida.

Em 2010, conquistou o 1º lugar com enredo “Brasil e seus impérios”. No ano seguinte, com o samba enredo “Respeitável público: em BH, a Chame-Chame monta o circo no Boulevard”, a escola foi vice-campeã levando à avenida a arte circense.

No Carnaval 2012, a Chame-Chame canta a história das “Mil e uma noites”, levando Aladim a uma viagem por Belo Horizonte. A Escola é representada pelas cores laranja, verde e branco e desfila com 500 componentes.

-ESCOLA CANTO DA ALVORADA

Durante um bate-papo sobre Carnavalfoi fundada a escola Canto da Alvorada, em março de 1979, na sede do Clube Atlético Mineiro. O nome faz alusão ao vínculo da Escola ao clube, afinal, quem canta na alvorada é o galo. A escola tem 600 componentes e é representada pelas cores verde e branco.

Sua primeira vitória foi em 2004, sendo tetracampeã em 2007 e campeã em 2011. Este ano, desfila sobo tema “Tem cheiro de mato, é terra molhada”.

-ESCOLA BEM TE VI

Fundada em 2 de abril de 1979, a Escola de Samba Mocidade Independente Bem-Te-Vi é representada pelas cores verde e branco. Em 1982 estreou no Grupo A. Em 1990, com o tema “Olimpíada dos Deuses”, a escola conquistou sua primeira vitória. 

Em 2012, com o enredo “Ditos populares”, a Bem Te Vi leva à Passarela do Samba 450 componentes.

-ESCOLA CIDADE JARDIM

Em 1961 um integrante da Escola de Samba União Serrana, do Aglomerado da Serra, criou a Escola de Samba Cidade Jardim.  Uma das mais tradicionais Escolas de Samba de Belo Horizonte, faturou onze títulos consecutivos de 1963 a 1973. Campeã do Grupo B em 2011, a Escola sobe para o Grupo A com 450 componentes que levarão osamba enredo “Liberdade é o outro nome de Minas”, uma homenagem à luta pela liberdade em Minas Gerais. As cores da escola são o vermelho e branco.

 

REGULAMENTO

Veja o regulamento das Escolas de Samba

 

JURADOS DOS BLOCOS CARICATOS

1 - Alegorias e Adereços

Gedeon Messias

Samuel Soares Cunha

2 - Enredo

Uyara Cunha

Marina Arthuzzi

3 - Bateria

Marku Ribas

José Dias Guimarães de Almeida

4 - Fantasias

Antônio Diniz

Danielle Alves

5 - Samba Tema ou Marcha Tema
Helô Carneiro
Beto Plascides