Programação Blocos Caricatos

 

GRUPO DE AVALIAÇÃO

-ACADEMICOS DA VILA ESTRELA

Fundada em 02 de agosto de 2011, na Vila Estrela, Aglomerado Santa Lúcia, suas cores são o vermelho e branco.

Com o enredo “A Vila dá Samba”, o bloco desfila no carnaval 2012. O tema constitui-se em um olhar sobre a comunidade da escola, o Aglomerado da Serra. A vila dá samba, é uma leitura sobre o mundo e o imaginário da favela, um olhar generoso, criativo e poético.

ASSCOCIAÇÃO BLOCO CULTURAL APAIXONADOS DO SAMBA

Em seu primeiro ano de desfile, o Bloco Caricato Apaixonados Pelo Samba fala sobre a paixão pelo samba, resgatando e reafirmando o compromisso com a história do carnaval.

Fundado no dia 08 de novembro de 2011, no bairro Concórdia, o Apaixonados do Samba é representado nas cores são verde, prata, vermelho e branco. Em seu primeiro ano de desfile, o bloco apresenta no carnaval de BH o enredo “A paixão pelo samba”, resgatando e reafirmando o compromisso com a história do carnaval.

 

BLOCOS CARICATOS GRUPO B

-AFLITOS DO ANCHIETA

Criado em 1966 por Pedro Paulo Grossi e Francisco dos Santos, o Aflitos do Anchieta é um dos blocos mais tradicionais e um dos maiores vencedores do carnaval de Belo Horizonte.

Em 2012, o enredo “BH é mineira” aborda a as características que reforçam a mineiridade da capital.

-CORSÁRIOS DO SAMBA

Corsários do Samba surgiu em 1961, em um bate-papo entre foliões em frente à igreja Nossa Senhora das Dores. É o mais antigo em atividade no Carnaval de Belo Horizonte. Desde que foi criado, nunca deixou de sair às ruas, mesmo quando não houve desfile oficial de Carnaval na cidade.

Em 2012, com o enredo “É o fim da picada”, o bloco alerta a população sobre os riscos da dengue.

-METRALHAS DO IAPI

Inspirado no Bloco Presidiário do Ipatinga, o bloco caricato Os Metralhas do IAPI foi fundado no dia 13 de março de 2006.

Em 2012OsMetralhas do IAPI homenageiam uma das mais tradicionais bandas de BH, o Santo Bando, que desfila no bairro Santo Antônio desde 2004.

 

BLOCOS CARICATOS GRUPO A

-INOCENTES DE  SANTA TEREZA

Fundado em 1973 por amigos do bairro Santa Tereza, o bloco parou de desfilar em 1984, retornado em 2006. Em 2012 um dos blocos mais tradicionais da capital mineira vem com o enredo “O que será de nós? Do luxo ao lixo a evolução do planeta”.

- POR ACASO

Em 2006 um grupo de amigos resolveu sair, na terça-feira de carnaval, pelas ruas do bairro Carlos Prates. Em 2007 se reuniram na mesma época e saíram novamente pelo bairro. No ano seguinte a comunidade da Vila São Francisco das Chagas decidiu ter sua própria agremiação carnavalesca, criando naquele ano o Bloco Caricato Por Acaso.

Em 2010, com o samba enredo “Folclore brasileiro: lendas, contos e mitos”, o bloco ganhou o primeiro título no Grupo A. Em 2011, homenageando o Parque Municipal com o tema “O Bloco por Acaso neste carnaval vem sambando no Parque Municipal”, conquistou o bicampeonato. Em 2012, com o tema “Do pombo correio ao email, o Por Acaso tá no meio”, o bloco promete agitar o carnaval no Boulevard.

-MULATOS DO SAMBA

Antigo Demônios do Santo André, o bloco foi fundado em 2000. No Carnaval 2012 desfila o enredo “Mulatos: os segredos, as crenças e as lendas do mar”. 

-BACHARÉIS DO SAMBA

O Bloco Caricato Bacharéis do Samba foi fundado em 1965 por antigos moradores do bairro São Pedro. Afastou-se dos desfiles de Belo Horizonte de 1987 a 2002. Foi campeão do Carnaval de BH em2007 e 2008 e vice em 2009 e 2010.

No Carnaval2012 os Bacharéis do Samba mostram na avenida muita alegria com o enredo“2012, a profecia maia na visão dos bacharéis”, uma sátira às previsões de que o fim do mundo está próximo.

-INFILTRADOS DE SANTA TEREZA

O Bloco Infiltrados de Santa Tereza foi fundado em 15 de outubro de 2009, em Belo Horizonte, por moradores da comunidade Vila Dias, no bairro Santa Tereza.

Iniciou desfilando em 2010, no Grupo de Avaliação. Subiu para o Grupo B e foi campeã em 2011. Em 2012, já no Grupo A, o bloco se apresenta com o samba enredo “Clássicos do cinema”. Abram alas para a alegria dos Inocentes de Santa Tereza.

 

REGULAMENTO

Veja o regulamento do desfile dos Blocos Caricatos

 

JURADOS DOS BLOCOS CARICATOS

1 - Alegorias e Adereços

Gedeon Messias

Samuel Soares Cunha

2 - Enredo

Uyara Cunha

Marina Arthuzzi

3 - Bateria

Marku Ribas

José Dias Guimarães de Almeida

4 - Fantasias

Antônio Diniz

Danielle Alves

5 - Samba Tema ou Marcha Tema
Helô Carneiro
Beto Plascides
 

  • Belo Horizonte
  • Apoio: Belotur
  • Prefeitura de Belo Horizonte