As belezas de Lavras Novas

Lavras Novas - Foto: Overmundo
Lavras Novas - Foto: Overmundo
Uma cidadezinha típica de Minas com vilarejos, ruas de pedra e cachoeiras convidativas para um contato mais próximo com a natureza. Assim é Lavras Novas. Localizada a apenas 117 km de Belo Horizonte e a 17 km de Ouro Preto, município ao qual pertence, a cidade oferece condições ideais para quem quer descansar, passear e também praticar esportes radicais.

Com pouco mais de 1.500 habitantes, a beleza e tranquilidade do município atraem turistas do mundo inteiro. A sensação de quem visita Lavras Novas é de voltar no tempo e encontrar um lugar onde muitas casas ainda preservam detalhes do século XVII, um cenário bem diferente das grandes cidades.

O vilarejo foi descoberto pela família Cubas de Mendonça e foi nomeada Lavras Novas pelo Coronel Furtado. A partir do século XIX, a vila começou a tomar o rumo da modernidade. Na época, a população, com cerca de 500 pessoas, começou a produzir e vender cestas e balaios de taquara, um tipo de grama com caule oco encontrado na região. Dessa forma, começou a surgir o sustento da cidade. 

A partir de 1970, Lavras Novas passou a contar com o fornecimento de energia elétrica. Com isso, os moradores tiveram acesso a informações vindas de outros lugares, passaram a valorizar as riquezas existentes na região e todos se uniram para preservar e promover a cidade. Começaram a fazer investimentos em hospedagem, áreas de camping, bares e restaurantes.

Cachoeiras e esportes radicais

Com a valorização turística, Lavras Novas passou a ser conhecida pelas montanhas que preserva belas cachoeiras e becos naturais, lugar propício para a prática de esportes como o rapel e o trekking. Quem vai à cidade, conta com o auxílio de guias nos passeios a pé ou a cavalo.

Os lugares mais procurados são as Cachoeiras do Pocinho, do Falcão, Três Pingos e a dos Namorados. Além da represa do Custódio e o Vilarejo Chapada.

Festas

Os visitantes também podem participar das festas religiosas que acontecem na cidade. Em janeiro, a população prepara a Folia de Reis e a Marujada. Na Semana Santa, são celebrados cultos da quinta e sexta-feira da paixão. Em junho e julho, as comemorações ficam por conta das festas junina e julina. Em setembro, sempre no dia 8, as festas de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino reúnem centenas de devotos na praça principal.


 

leia mais sobre

Como chegar a Lavras Novas

A partir de Belo Horizonte

De carro:

Vindo de Belo Horizonte (BR 040), entre no trevo que dá acesso à cidade de Ouro Preto. Depois, mais ou menos no km 95, entre no trevo rumo à cidade de Mariana. Você vai descer uma serra, passar... Clique aqui para ler mais sobre.

leia mais sobre

Como chegar a Lavras Novas

A partir de Belo Horizonte

De carro:

Vindo de Belo Horizonte (BR 040), entre no trevo que dá acesso à cidade de Ouro Preto. Depois, mais ou menos no km 95, entre no trevo rumo à cidade de Mariana. Você vai descer uma serra, passar por um trilho de trem e virar à direita (trevo de Saramenha), logo depois do primeiro quebra-molas que fica em frente à Alcan. Siga em frente até chegar à estrada asfaltada (Estrada Real). No entroncamento vire à esquerda. A estrada está muito bem sinalizada.

De ônibus:

De Belo Horizonte: ir até Ouro Preto, pegar o ônibus a Lavras Novas. O ponto de ônibus fica na Praça da Estação e NÃO na rodoviária. A Viação Pássaro Verde tem uma linha diária para esse trecho.

Telefone Geral: 0300 789 4400

Telefone em Ouro Preto: (31) 3551.1081

Itinerário: Belo Horizonte/Ouro Preto
Tempo de Viagem: 1h45
Distância: 98,10 km

  • Belo Horizonte
  • Apoio: Belotur
  • Prefeitura de Belo Horizonte