BH Health Tour – Internacionalização da saúde em BH

A capital mineira quer ser referência mundial em tratamentos médicos com o programa BH Health Tour

Internacionalizar a saúde e disponibilizar tratamento médico de altíssima qualidade aos estrangeiros que querem se tratar no Brasil. Esse é o objetivo do BH Health Tour. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o Turismo de Saúde é caracterizado pelas aquelas atividades decorrentes da utilização dos meios e serviços médicos, terapêuticos e estéticos. Em Belo Horizonte, o programa oferece tratamentos neurológicos, estéticos, cirurgias geral, incluindo parte da cirurgia bariátrica, buco-maxilo facial, ortopédica, oftalmológica, odontológica e cardíaca. “As pessoas procuram esses tratamentos no Brasil, por exemplo, devido a questões econômicas e a acesso à saúde, que, talvez, elas não tenham em seu país de origem. Além disso, a qualidade do tratamento também é um fator importante de escolha”, explica Wagner Neder Issa, diretor-presidente do Hospital Vila da Serra, um dos hospitais participantes do programa.
 
Além do Hospital Vila da Serra, outros quatro fazem parte do cluster BH Health Tour: Hospital Vera Cruz, Luxemburgo, Felício Rocho e Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães. “Esse número pode crescer, pois o programa está aberto a outros hospitais que possuam os requisitos e acreditações necessárias”, informa o diretor-presidente.
 
Os requisitos a que o médico se refere são as acreditações concedidas pela Oganização Nacional de Acreditação – ONA III – ou a do Programa de Acreditação Internacional ligado à International Society for Quality in Health Care – ISQUA. “É importante que o hospital atenda a todas as condições exigidas por esses órgãos. Isso garante que o os tratamentos oferecidos naquela unidade hospitalar obedecem às normas internacionais de qualidade”, afirma.
 
Além de ser reconhecida internacionalmente pela qualidade em tratamentos médicos, Belo Horizonte também se beneficia no quesito turismo. Segundo Neder Issa, o paciente que vem para a cidade se tratar também é um turista em potencial. “Esse turista de saúde também gasta com hospedagem, hotelaria e até com passeios pela cidade. Isso é bom para a economia e o turismo da capital mineira”, opina.
 
De acordo com o médico, esse programa é um passo importante para a cidade. “Belo Horizonte tem muito potencial para se tornar referência internacional em medicina. Aqui nós temos bons médicos, com formação em diversos lugares fora do país, bons hospitais, que não deixam nada a desejar comparados com de outras capitais e até de outros países. Belo Horizonte tem todo o potencial para construir um cluster de saúde que se imponha internacionalmente”, afirma.
 
Como participar do programa
 
Para fazer algum tratamento oferecido pelo BH Health Tour, o estrangeiro recebe a indicação do Plano de Saúde do qual é conveniado ou até mesmo do médico do país de origem. Após a indicação, ele acessa o site BH Health Tour e fica por dentro de tudo que precisa para se tratar em Belo Horizonte.
 

veja mais

Conheça os Hospitais credenciados

Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães - www.holhos.com.br - Centro especializado em oftalmologia, o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é reconhecido pela excelência no tratamento de problemas relacionados à visão. Há 28 anos disponibiliza o que há de mais avançado em medicina oftalmológica.

Hospital Felício Rochowww.feliciorocho.org.br - Mantido pela Fundação Felice Rosso, o Hospital Felício Rocho é um hospital de grande porte preparado para atender todas as demandas de saúde. Seu principal objetivo é trabalhar com tecnologia de ponta para proporcionar os melhores tratamentos aos pacientes.

Hospital Vera Cruzwww.hvc.com.br - Considerado uma referência em cirurgia cardiovascular, o Hospital Vera Cruz é um centro hospitalar de alta complexidade. Além disso, se destaca pelos tratamentos oferecidos pelo Serviço de Controle de Infecção cardiovascular e pelo Serviço de Hemodinâmica e na Cirurgia Ortopédica.

Hospital Vila da Serrawww.hospitalviladaserra.com.br - Fundado em 1999 por um grupo de médicos, o Hospital Vila da Serra oferece um atendimento diferenciado e humano aos pacientes.

Instituto Mário Pennawww.mariopenna.com.br - O Hospital Luxemburgo se destaca pelas certificações nacionais e internacionais de qualidade. Seus tratamentos oferecem tecnologia de ponta e instalações amplas e modernas. É reconhecido como um dos melhores do país e referência em Minas Gerais.

A partir do momento em que o turista de saúde escolhe em qual hospital vai fazer os procedimentos, já se estabelece uma relação paciente-hospital. Neder Issa explica que existe todo um processo antes e durante o tratamento médico. “O paciente envia alguns relatórios para o hospital escolhido. Ele faz algumas entrevistas e a equipe médica avalia as possibilidades terapêuticas. Depois disso, são feitos exames para que se iniciem os cuidados”.
 
Qualquer pessoa pode participar do BH Health Tour. “O turista de saúde já vem sabendo quanto ele vai gastar no tratamento, com hospedagem, alimentação, etc. O programa dá toda assistência necessária para que ele chegue a BH e seja bem recebido”, comenta.
 
Para mais informações, acesse: www.bhhealthtour.com