Serraria Souza Pinto

Serraria fica localizada no centro de Belo Horizonte e é um espaço para shows e eventos visitado por milhares de pessoas

Serraria Souza Pinto - Breno Pataro
Serraria Souza Pinto - Breno Pataro
Em 1912, com a cidade em ritmo acelerado de construção, a área central de Belo Horizonte recebia um dos primeiros prédios a utilizar estruturas de ferro na capital. A Serraria Souza Pinto, investimento do português Augusto de Souza Pinto e do coronel Antônio Garcia e Paiva e marco da arquitetura industrial do início do século XX, tinha localização estratégica como fabricante e fornecedora de tacos e depósito de materiais de construção para atender a demanda crescente dos novos prédios.

Com passar dos anos, esse marco industrial conviveu com a decadência. Virou oficina mecânica e, na década de 70, um estacionamento de veículos. Em 1988, foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e,sóna década seguinte, com a transferência da propriedade do espaço para a Secretaria do Estado da Cultura viabilizou-sea restauração e requalificaçãodos prédios. Desde 1997, a Serraria Souza Pinto integra, com destaque, o conjunto arquitetónico e paisagístico da praça Rui Barbosa. Incorporada ao patrimônio da Fundação Clóvis Salgado, a antiga serraria, com 5 mil metros quadrados de área construída, virou um espaço para espetáculos, feiras, congressos, eventos sociais, comerciais e técnico-científicos.

Dois mezaninos ligados por passarelas ampliam a área de circulação com espaços próprios para oficinas e workshops, projeção de vídeo e montagem de camarotes e salas de apoio. O prédio é adaptado para receber telões, cenários e equipamentos de sonorização, iluminação, informática e telefonia. Possui lanchonete, sala vip, área para eventos ao ar livre, elevador interno, facilidadesde acessopara deficientes físicos, rampas de piso antiderrapante, teto com tratamento termo-acústico, sistema de alarmes e saídas de emergência. Doze portões de acionamento automático permitem flexibilidade e versatilidade na utilização dos seus diversos espaços.

informações do local
Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, 809
Telefone: 31 3213-3434
Site: http://fcs.mg.gov.br/
  • Belo Horizonte
  • Apoio: Belotur
  • Prefeitura de Belo Horizonte