Jardim Botânico

Jardim Botânico se encontra na região da Pampulha, cartão postal da cidade

Jardim Botânico - Fundação Zoo-Botânica
Jardim Botânico - Fundação Zoo-Botânica
Criado em 5 de junho de 1991 como um departamento da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, o Jardim Botânico de Belo Horizonte tem papel de destaque em programas educativos, de pesquisas e de conservação de espécies da flora, em especial da mineira. Durante nove anos, funcionou no bairro Betânia, zona Oeste da capital e, em 2001, sua atual estrutura foi inaugurada. Desde então, os Jardins Zoológico e Botânico dividem o mesmo espaço na Pampulha. 

O Jardim Botânico colabora na criação de políticas públicas e no desenvolvimento de programas educativos e de pesquisas. É instituição de referência nas áreas de Botânica Aplicada e Fitossanitarismo. Suas prioridades são estudos e ações voltados para a conservação da flora regional, com destaque para as espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Um dos projetos de destaque é o "Educação para Conservação da Caatinga Mineira". 

A área total da Fundação Zoo-Botânica é de 1.440.000m², dos quais 10 hectares são ocupados pelo Jardim Botânico, cuja área de visitação – construída entre 1997 e 2000 – é composta por estufas temáticas, jardins temáticos, pergolados, praças, lagos, fonte e anfiteatro. 

A estrutura é composta, ainda, pelo galpão de compostagem e minhocário, sementeira e estufas de produção de mudas. Na sede da administração funciona também a seção de venda de mudas.

  • Belo Horizonte
  • Apoio: Belotur
  • Prefeitura de Belo Horizonte