Conheça o Parque Ecológico da Pampulha

Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego

Parque Ecológico da Pampulha
Parque Ecológico da Pampulha
Nos dias de folga, muitos moradores de Belo Horizonte escolhem o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, na orla da Lagoa da Pampulha, como alternativa de lazer, esporte ou descanso ao ar livre. Implantado na Ilha da Ressaca, formada pelo acúmulo de resíduos sedimentares depositados ao longo dos anos na lagoa, o parque tem o ambiente ideal para quem busca, sozinho ou com a família, espaço para soltar pipas, fazer uma caminhada na pista de cooper, andar debicicletas de aluguel ou brincar no playground de madeira. 
Debaixo da sombra das árvores, a boa pedida é fazer um piquenique bem em frente ao espelho d´água artificial. O local conta também com um coreto, onde ocorrem apresentações culturais grátis. O espaço privilegiado para lazer, entretenimento e qualidade de vida ocupa 300 mil metros quadrados, divididos em três áreas: uma para visitação pública, outra para passeios monitorados de pesquisadores e uma restrita, que é a reserva florestal de árvores e plantas representativas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Floresta Amazônica.  
As atrações do parque incluem o Memorial da Imigração Japonesa, construído para celebrar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, completados em 2008. Na construçãodo Memorial, foram utilizadas 350 toneladas de aço. O monumento consiste em uma ponte de aço suspensa sobre um grande espelho d’água. As extremidades da ponte representam simbolicamente o Japão e o Estado de Minas Gerais, separados geograficamente por um oceano (representado pelo espelho d’água), mas ligados por uma “ponte” de ideias e ideais. Ao centro dessemonumento,está localizado o pavilhão suspenso de arte contemporânea. Trata-se de uma sala pintada integralmente de vermelho, cor predominante nas bandeiras do Japão e de Minas. As rampas de acesso a esse pavimento também representam as duas culturas. Uma delas cercada por ipês brancos, representando o Estado e a outra rodeada por cerejeiras, simbolizando o país nipônico.  
 
Estrutura
áreas para ginástica e caminhada ecológica
brinquedos para crianças
lanchonete
Curiosidades
O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, na Pampulha, foi inaugurado em 2004.
Localização
Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111– Pampulha – BH/MG
Visitação
Terça a quinta-feira – grupos agendados
Sexta-feira a domingo – público em geral(das 8h30 às 17h)
Entrada franca.

informações do local
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 (Marco Zero)
Telefone: 31 3277-7439
Site: http://www.pbh.gov.br/fundacaozoobotanica
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. (inclusive feriados) das 8h30 às 18h